18 de junho de 2014

O que aconteceu com Goku no final de Dragon Ball GT?


No fim da luta contra o Dragão de Uma Estrela, após lançar a Genki Dama Universal e destruí-lo, Goku cai no chão cercado pelas Esferas do Dragão. Sua neta Pan, desesperadamente o sacode pedindo que se levante, mas Goku não responde. Nesse momento, Shenlong aparece sem que ninguém o tenha evocado e diz: "Fique de pé, Goku! Obedeça!" O Saiyajin se levanta, para o alívio de todos. Shenlong diz que vai sumir com as Esferas do Dragão, pois muitos desejos foram desperdiçados pelos terráqueos e que ele também partirá. Goku pede que Shenlong realize o último desejo, que é reviver todos os terráqueos que foram mortos por causa desse incidente com as Esferas. O Dragão revive todos que foram mortos e diz a Goku que está na hora dos dois irem embora.

Goku se despede de sua família e diz que logo voltaria. Vegeta percebe o que acontece e vai perguntar a Goku, que faz um sinal para que ele não fale nada sobre isso na frente dos outros e vai embora com Shenlong. Yamcha que estava de volta ao seu deserto com Pual, vê o Dragão passar voando pelo céu…. Assim como Tenshinhan e Chaos ainda treinando na cachoeira. Em seguida, Goku vai visitar seus melhores amigos: Kuririn e Piccolo. Com seu antigo parceiro de treino, Goku tem uma rápida luta enquanto Mestre Kame parece entender o que aconteceu. Após se distrair, Kuririn olha para o lado e percebe que seu amigo sumiu. Ele não partiria sem se despedir daquele que foi seu melhor amigo desde muito cedo.

Para Piccolo, Goku apareceu no inferno onde ele estava, estendeu a sua mão e disse: “Só quero que você me dê a mão... Você sempre me ajudou quando eu tive problemas! Desculpe não retribuir seus favores. Eu prometo que jamais vou te esquecer, Piccolo!” O Namekuseijin fica abalado, mas também parece entender o que aconteceu e sente um pequeno choque ao cumprimentar o Saiyajin, que anda até suas costas e desaparece antes que Piccolo vire para vê-lo. Outro grande amigo que Goku não deixaria para trás sem se despedir.

Chichi, Gohan, Goten, Videl, Satan, Bulma, Oob e Trunks vão embora comentando sobre o jantar, enquanto Pan nota que as roupas de seu avô ficaram caídas no chão e diz: "Quando meu avô partiu com Shenlong, ele estava vestindo isso!” e Vegeta lhe responde "É melhor guardar com carinho, Pan!". Nesse momento, o Dragão e Goku continuavam viajando pelo céu e o corpo de Goku, que repousava nas costas de Shenlong começa a absorver as Esferas do Dragão. E então Goku, Shenlong e as Esferas desaparecem no céu.

Cem anos se passam e se inicia um novo Torneio de Artes Marciais, onde Pan, já idosa, vai ver seu neto Goku Jr. lutar utilizando as roupas que guardou de seu avô Goku. De repente, ela vê Goku assistindo a luta, e corre para vê-lo, mas ao chegar no local ele já havia sumido. A idosa senhora termina olhando feliz para o céu e diz: “Veio ver a gente, não é, vovô Goku?”. Em seguida, Goku aparece andando no meio de várias pessoas e começa aquele filminho que é impossível não chorar vendo, e Goku sobe aos céus e a saga chega ao fim.

No Especial de DBGT começa com Pan e Goku Jr. rezando sobre o túmulo de Goku. Mais tarde, Goku Jr. vai em busca da Esfera de Quatro Estrelas para pedir que sua bisavó não morra. Na antiga casa de Son Gohan, Goku Jr. encontra a Esfera e tenta fazer o pedido e nada acontece. Goku aparece para ele e explica que é preciso juntar as sete Esferas, o elogia pela sua coragem e diz para não se preocupar, pois Pan já estava melhor. Em seguida, mais uma vez, Goku desaparece. OBS.: Só é estranho que como Shenlong sumiu com as Esferas, como essa Esfera de Quatro Estrelas apareceu justo dentro da antiga casinha? Mas como normalmente OVA’s não costumam se encaixar na história principal da série, isso é relevado.

Portanto, o mais provável é que a batalha contra o Dragão de Uma Estrela foi realmente o fim para Goku na Terra, ao mesmo tempo, ele se transformou em um Deus, uma entidade divina que sempre existiria ao longo dos tempos, pois ficou tão poderoso, que superou os poderes de Shenlong e de qualquer ser no Universo, e não tinha mais como ser um simples terráqueo. Alguém que foi tão importante para a Terra durante toda sua vida não sumiria simplesmente! Na mitologia de Dragon Ball, o poderoso Goku continuaria a olhar pela Terra para sempre.

44 comentários:

Anônimo disse...

Após pesquisar um bocado, assistir vídeos e recorrer ao contexto de toda história da série, chego a uma conclusão que faz muito sentido sobre como o melhor anime já feito terminou. De fato, dá pra concordar com toda essa especulação da morte de Goku na derradeira luta contra Li Shen-Long. A questão é quando isso aconteceu. A pista está nas roupas deixada por ele ao ir embora com Shen-Long, o que os produtores fizeram questão de frisar na cena em que Pan fica confusa por que Goku estava vestindo aquelas roupas ao ir embora com Shen-Long. Na minha humilde opinião, o golpe de Li-Shen-Long que formou a cratera, desintegrou o corpo de Goku deixando apenas retalhos de sua roupa. Isso também explixa o KI dele desaparecer naquele momento. O que surgiu da cratera era uma nova entidade, já em forma de semi-deus. Mas se ele morreu, não teria que ter uma auréola? A questão é que não foi uma morte comum, apenas uma transformação de um mortal para um imortal.

Anônimo disse...

eu chorei demais com o final de DBGT

Leo disse...

Tbm acho que foi isso que aconteceu!!!

eduardo disse...

o melhor desenho chega ao fim tomara que comesse logo a saga de arkbim

Anônimo disse...

Bulma,essa postagen sua me fez chorar!!!

Anônimo disse...

:( triste minha casa quase virou um oceano de tanto q eu chorei espero que o akira crie logo a nova saga para descobrirmos o que acontece com nosso querido SON GOKU

Anônimo disse...

Eu chorei muito ao vê o final dessa grande hiistoria ... que nosso grande e querido son goku nos deixe muito mas feliz ... obrigado bragon ball por deixa minha vida mas feliz .. rs

Anônimo disse...

Eu tambem cara

Anônimo disse...

eu sei de tudo de dragon ball eu acompanho o anime des da minha infancia eu também chorei demais quando o goku foi embora.

Anônimo disse...

Dragon ball z na minha infancia

Anônimo disse...

meu anime preferido

Anônimo disse...

As vezes e triste

Anônimo disse...

anime maneiro

Anônimo disse...

Esteve na minha infanvcia

Anônimo disse...

Alem do mais li she long disse a ele quando atacou com varios golpes ao estar preparando a genkidama...voce e um Deus ...e imortal?? E uma pista lógica

Alanderson disse...

As Esferas do Dragão voltaram, pois como explica Trunks no final do último episódio de Dragon Ball GT: "Estamos sendo testados. [...] Quando finalmente virem que conseguimos proteger nosso planeta com nossas próprias mãos, pode ter certeza que elas voltarão." Portanto, depois de todo aquele tempo, a humanidade conseguiu se virar sem depender das Esferas, por isso elas já estavam na Terra no tempo de Goku Jr.

Unknown disse...

Bom ouvir isso achei q só eu tinha chorado!

Unknown disse...

Achei q só eu tinha chorado!:)

Kleberson Lima disse...

Todos choramos Edu..o maior guerreiro de todos os animes/desenhos se despedindo daquele apos uma luta surpeendente foi bastante marcante..costumo dizer quem não assistiu DBZ na infancia não teve realmente INFANCIA..kkkk..a teoria do primeiro comentario sobre o que aconteceu com GOKU no final de GT é bem plausivel....Eterno GOKU!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Faz total sentido ele ter virado um Deus, pois o Goku estava totalmente sem forças, e conseguiu segurar o ataque do "Uma Estrela", acredito que neste ponto ele se tornou um Deus, tendo em vista que ao forma a Genkidama o Goku recebe os ataques do Dragão e suporte sem maiores problemas, algo que não aconteceu no Freeza na saga Z.
Podemos afirmar que Vegeta e Mestre Kame sempre sacaram as coisas muito rápido e notaram que ali já não era o Goku que sempre conheceram, viram que na frente deles estava uma entidade igual ou superior aos Srs Kaiô's, mas o que entregou mesmo foi o Piccolo, pois pelo que vimos ele é uma espécie de guardião do inferno, cuidando para aquilo não virar uma zona, e ao tocar na mão do Goku notou que ali estava um ser muito diferente de tudo que já tinha visto. Lembrando que o Goku diz que nunca irá esquecer tudo que foi feito, e pelo fato de se tornado um Deus, de alguma forma ele irá retribuir o gesto solidário do Piccolo.
E ao que parece ele consegue vagar entre as pessoas sem ser visto, logo reforça ainda mais a teoria de ser um Deus.

Anônimo disse...

Dragon ball ja ficou marcado na historia

Anônimo disse...

Eu so queria entender mesmo oq o akira quiz demontrar com esse final realmente... acho q ele pegou pesado de mais com um final triste desses

Anônimo disse...

Eu so queria entender oq o criador de dbz queria demonstrar realmente... acho q ele pegou pesado de mais com um final triste desses

Anônimo disse...

Eu so queria entender mesmo oq o akira quiz demontrar com esse final realmente... acho q ele pegou pesado de mais com um final triste desses

Unknown disse...

Glr vcs tem q saber q dbgt nao faz parte da historia do dbz ou db, esse final pode ser desconsiderado por que e apenas um spin off goku pode ser considerado um deus mas nao e , ele apenas treinou e nao se deu por vencido.

Anônimo disse...

Agora que vc falou faz sentido mais goku ele vira um Deus nao um semi-Deus como ele fica mais poderoso que shen long ele se torna Deus e sempre estará protegendo a terra e eu chorei pra caralho assistindo

Anônimo disse...

Fiquei super arrasado ao assistir o final do dragon ball gt. Chorei tanto que não aguentei e comecei a assistir tudo de novo. Adeus Son Goku!

Anônimo disse...

Na verdade Dragon Ball é e sempre será o melhor desenho anime que já assisti é que já marcou minha vida ate hj, sem explicação o que já passei vendo esse grande desenho, essa crianças de hj nunca van saber o que é uma infância boa vendo Dragon Ball... muito emocionante...de verdade...

Anônimo disse...

Dragon Ball é como chaves, marcou a nossa infância pra sempre...

Unknown disse...

Dragon ball z
Vi as premoniçoes dos antepassados e fico feliz em saber que isso não é apenas uma historia :) realmente o mundo que vivemos não é normal rsrsrs ainda tera muitas coisas pra acontecerem a lenda z ira retornar algum dia novamente parece loucura o que digo mais a realidade é tao intensa que nao sao todas as pessoas que podem ver fiquem com deus

Unknown disse...

A lenda z ira retornar algum dia :) fico feliz em saber que isso realmente existe
Fiquei a me conformar mesmo de que nosso mundo não é normal rsrsrs mais enfim a magia toma conta desse mundo eo dragon ball z foi apenas as visoes do futuro e de dimensoes :) antepassados fico feliz por me deixarem prever o futuro que esta bem proximo

Unknown disse...

Dragon ball z
Vi as premoniçoes dos antepassados e fico feliz em saber que isso não é apenas uma historia :) realmente o mundo que vivemos não é normal rsrsrs ainda tera muitas coisas pra acontecerem a lenda z ira retornar algum dia novamente parece loucura o que digo mais a realidade é tao intensa que nao sao todas as pessoas que podem ver fiquem com deus

Unknown disse...

Eu acho que goten e trunks ainda estão vivos porque os saiayajins vive mais do que os humanos

Unknown disse...

Eu acho que goten e trunks ainda estão vivos porque os saiayajins vive mais do que os humanos

Unknown disse...

Eu acho que o goten e trunks ainda estão vivo porque os saiayajins vivem mais do que os humanos

Anônimo disse...

Emocionante! Eo vegeta falar aquilo pra pan não e bem a cara. dele o que eu achei mais legal no GT foi o gogeta ssj 4

João victor disse...

Dragon Ball GT foi uma saga boa mais a questão é não foi o mestre Akira que a escreveu ele só apoio outro desenhista que queria trazer outra transformação vale dizer que o novo arco de dragon Ball continua com os episódio 299 já que o 289 não passou e nem foi lançado tem muito mais coisa pra explorar no novo arco obg galera é boa noite

Anônimo disse...

olha, relembrando essa linda história, penso eu que esse ova do encontro do Goku Jr e o Goku pode ser depois do acontecido e que, como "guardiao das esferas", apenas reapareceu para o Goku Jr por ainda ser puro e um garoto, pois depois, qnd desapareceu, continuou contato com conversas, sendo onipresente, um deus, mais poderoso que sheinlong e sendo o novo protetor das esferas

Anônimo disse...

Faz sentido ele o ki dele sumir e se tornar um Deus, afinal, mortais não conseguem sentir o ki dos Deus, como é explicado no DB super

Anônimo disse...

Eu chorei é até hj ainda choro em ver o final de Dragon ball o melhor desenho já feito até hj

Anônimo disse...

Verdade. Pesquisei umas coisas e soube que quando Goku vai visitar o Kuririn, o mestre percebe que ha algo diferente em Goku. Tanto que na tradução japonesa Kame pergunta:"Cadê você Goku?". E já que Goku pôde ir até o Inferno sem problema algum, reforçou a ideia de que ele se tornou uma divindade.

Anônimo disse...

Poxa também chorei e passei o dia inteiro pensando Porq goku tinha ido embora com shen long

Anônimo disse...

E cara e triste d mas Poxa chorei nunca chorei assistindo um desenho e...dbz e uma lição de vida

Chá de Hortelã e Hiperfoco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.